top of page

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

 

Atualmente, a formação de professores exige a incorporação da cultura informática, uma vez que, as tecnologias da Informação e Comunicação propiciam um ambiente de aprendizagem poderoso, dinâmico e colaborativo.
O Projeto InfoEducativa, justifica-se pela necessidade de construção de uma proposta de trabalho pedagógico, que proporcione o desenvolvimento profissional aos professores em sala de aula, capacitando-os a integrarem o uso da tecnologia da informação e comunicação em seus atuais conteúdos programáticos, visando a melhoria do aprendizado e progresso dos alunos.
O uso do computador deve ser um meio que dinamize o processo de educação formal. Portanto, o projeto tem uma tarefa importantíssima, a de cumprir, ou seja, a de ensinar o docente quanto à prática de tecnologias inovadoras.
Assim, oferecemos subsídios teórico-práticos para que o docente aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas e de comunicação, de modo  a  aplicá-las  no  cotidiano  escolar de maneira  criativa.
Além de  auxiliá-los a desenvolverem metodologias de ensino que utilizem o computador de forma adequada e disciplinada, onde os alunos junto com o professor irão aprender a explorar as suas próprias ideias, ampliando a sua capacidade e desenvolvendo confiança com o uso das novas tecnologias.

Profª Eugilaine Fernandes

​Coordenadora 

Projeto InfoEducativa em parceria com Escola de Futuro CTBC

"A informática na educação não é só um ensino de informática, mas o uso do computador como meio no e para o ensino. Contribui com a formação de cidadãos capazes de lidar com as novas tecnologias,  além de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos em geral, tornando o ambiente mais atraente, dinâmico, despertando a curiosidade e o interesse em aprender, assegurando experiências de sucesso no ambiente escolar”, destaca a coordenadora Eugilane Fernandes.

Coordenadora Eugilaine Fernandes em parceria com CTBC Projeto Escola de Futuro.

Formação de Professores e Informática Educativa

O uso do computador na escola pode ter duas abordagens: a abordagem instrucionista, de cunho comportamentalista, na qual professor é estimulado a refletir sobre técnicas e estratégias apropriadas para os objetivos instrucionais previamente definidos como utilizar a Internet, digitar textos, elaborar slides, dentre outras; e uma abordagem voltada ao ensino reflexivo visando o desenvolvimento de Projetos em Sala de Aula onde alunos e professores são atores no processo e não meros executores de tarefas.

Novos Conhecimentos

A integração entre a formação pedagógica e a informática educativa torna possível estabelecer relações entre diferentes conhecimentos adquiridos anteriormente, para a construção e reelaboração de novos conhecimentos e experiências significativas.
Provoca o “pensar sobre o pensar”, ao analisar com os grupos os problemas enfrentados e estimulá-los a superar dificuldades.

© 2004 por InfoEducativa. Atualizado em 2016.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • w-youtube
bottom of page